O senador Marcos Pontes, conhecido como Astronauta, lançou sua candidatura independente à presidência do Senado, prometendo renovação e uma postura independente frente ao governo e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu discurso, Pontes destacou o desejo de representar o “sonho de mudança” dos brasileiros, mesmo reconhecendo-se como uma escolha “improvável”.
Enquanto Pontes se lança como alternativa de renovação, o senador Davi Alcolumbre, ex-presidente do Senado, conta com o apoio de Bolsonaro e articula alianças para fortalecer sua candidatura. Alcolumbre tem buscado apoio tanto do governo quanto de setores da oposição, mirando uma liderança mais articulada.
Nos bastidores, aliados bolsonaristas tentam negociar uma anistia para o ex-presidente e presos do 8 de janeiro, trocando apoio nas eleições para o comando do Congresso. Enquanto o presidente da Câmara, Arthur Lira, cria uma comissão especial para tratar do tema, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, negou que o assunto esteja em pauta na Casa.
Eduardo Girão, do Novo-CE, elogiou a candidatura de Pontes e criticou o que vê como falta de ação do Senado frente ao STF. Girão celebrou a “corajosa” postura de Pontes, que reforça a busca por uma “verdadeira independência entre os Poderes”.
*Fonte:Portal Novo Norte