Em uma pesquisa de tendência de voto à Câmara dos Deputados realizada pela Percent, em parceria com a TV Cuiabá e portal O Documento, divulgada nesta quarta-feira, mostra onze nomes lembrados para o cargo de deputado federal por Mato Grosso.

Na liderança aparecem Emanuelzinho Pinheiro, com 4,7% e o bolsonarista Nelson Barbudo (PL) com 4% de aceitação.

O deputado federal José Medeiros alcançou 3% da preferência dos eleitores consultados.

A única mulher da bancada mato-grossense atual deputada federal, Rosa Neide (PT), pontuou com 1,8%.

Nilson Leitão (PSDB),ex-prefeito de Sinop e provável candidato ao Governo pela oposição, foi lembrado por 1,3% dos entrevistados.

O deputado Neri Geller (PP) que ensaia disputa ao Senado, aparece com 1,5%

Três militares, Sargento Joelson, Coronéis Assis e Fernanda, pontuaram com 1% cada um.

Entre os nomes lembrados com menos de 1% de intenção de votos, aparece o tangaranese Fábio Martins Junqueira (MDB), que foi prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos e, segundo informações de bastidores, deve concorrer a ALMT.

Quase 55% dos entrevistados ainda estão indecisos

Procurado pela reportagem para comentar o resultado da pesquisa, o deputado Nelson Barbudo afirmou ser cético com relação a pesquisa de tendência de voto. Segundo ele, o instituto consegue captar uma realidade de momento.

“De qualquer forma, o resultado da pesquisa mostra que estamos no caminho certo, que estamos utilizando o mandato parlamentar para ajudar o presidente Jair Bolsonaro a melhorar o Brasil e as condições de vida dos brasileiros”, declarou o congressista

Barbudo destacou ainda que além da defesa e apoio dos projetos enviadas pelo presidente Bolsonaro a Câmara dos Deputados, tem atuado firme na liberação de recursos para ajudar prefeitos, vereadores e atender as demandas mais urgentes da população. “Conseguimos liberar recurso do orçamento da União para os 141 municípios de Mato Grosso e nosso compromisso continua sendo com o agro, com a agricultura familiar, regularização fundiária e liberdade econômica para os povos indígenas”, concluiu Barbudo.

22 nomes foram lembrados para disputa ao Congresso Nacional.

Dados sobre a pesquisa

Percent informa que foram realizadas 824 entrevistas de forma presencial. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,44% para mais ou para menos. O trabalho de campo foi realizado entre os dias 17 a 23 de fevereiro. A pesquisa foi registrada junto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com os números BR-05109/2022 e MT-04555/2022.

Redação