Com a permanência da estiagem em todas as regiões,cidades do estado seguem em alerta no abastecimento de água.
Setembro começou e a previsão do tempo segue sem registro previsão de chuvas, uma grande onda de calor permanece atuando em várias partes do país.
A falta de chuvas já dura mais de 60 dias, aliada ao forte calor e aos ventos, tem favorecido e muito com incêndios que têm prejudicado ainda mais a vida da população.
O Corpo de Bombeiros de Primavera do Leste já teve que enfrentar três grandes incêndios, tanto no perímetro urbano, quanto nas proximidades da cidade.
A seca provoca impactos que vão além do fornecimento de água para abastecimento público, os mananciais usados para a captação de água estão com os índices abaixo do normal
Na saúde da população o tempo seco contribui para o ressecamento da mucosa das vias aéreas, o que acaba facilitando o surgimento de alergias, asma, bronquite, dermatites, gripes e resfriados. E como consequência infecções bacterianas secundárias como pneumonia, sinusite, otites e laringites.
Dicas de econimia de água:
Feche a torneira – Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta todo o tempo. Isso evitará que vários litros de água tratada sejam desperdiçados.
Hora do banho – Seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem aproximadamente 70 litros de água.
Basta um copo – Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Feche a torneira.
Use a vassoura – Antes de lavar a calçada, use vassoura. Jamais use a água potável para esse serviço. Reaproveite a água da lavagem de roupa ou da chuva.
Economia – Diminua as descargas. Regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de descarga. Coloque uma garrafa pet com água ou areia dentro da caixa de descarga acoplada. Se a garrafa for de 1,5 litro, a cada descarga, você economia 1,5 litro de água.
Lavando roupa – Junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas.
Tá Pingando – Os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente.
Carro – Em época de estiagem não lave o carro. Reaproveite água da chuva ou de lavagem de roupas para fazer a limpeza.
Fazendo a barba – Não faça a barba com a torneira aberta. Use a água somente para molhar e enxaguar o rosto.
Tá na mão – Lavar as mãos com a torneira aberta o tempo todo causa um grande desperdício. Ao ensaboar as mãos, deixe a torneira fechada.
Reaproveite – A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.
Gaste menos – Ao lavar a louça, encha a cuba de água e deixe-a fechada. Evite deixar a torneira aberta, enxágue a louça toda ao final da lavagem. Assim, o gasto de água é bem menor.