Durante entrevista para o Programa SBT Comunidade, nesta terça (15), o deputado e pré-candidato a prefeito por Rondonópolis, Thiago Silva, criticou o Plano Diretor enviado pela Prefeitura para a Câmara Municipal, afirmando que ele retrocede e atrasa o crescimento da cidade.
Thiago recorda que o atual Plano Diretor da cidade está defasado, tendo sido o último aprovado ainda em 2006. Ele defende que é preciso uma atualização que contemple as sugestões da classe empresarial e de emendas apresentadas pelos vereadores ao Executivo, para que a nova legislação municipal não impeça Rondonópolis de atrair novos investimentos e gerar emprego e renda.
“Acredito que é preciso democratizar o debate e avaliarmos de perto a proposta do Plano Diretor apresentado pelo Executivo, pois diversos setores da sociedade, como o segmento da construção civil poderá ser impactado negativamente com as restrições que poderão ser implantadas, caso seja aprovado o projeto como ele se encontra”, afirmou Thiago.
O parlamentar afirma que se o plano for aprovado da maneira como foi apresentado, haverão impactos que poderão impedir o progresso do município, como a instalação de novas indústrias e empreendimentos da construção, interferências e prejuízos a empresas que já estão instaladas na cidade há muito tempo.
“É preciso desburocratizar a gestão pública e criar um ambiente favorável e atrativo para empresas e grandes indústrias se instalarem em Rondonópolis, gerando empregabilidade e mais oportunidades para a população, porém isto passa pelo novo Plano Diretor. Defendo que o novo Plano garanta as condições para promovermos o fortalecimento do comércio, da indústria, da construção civil e diversos segmentos que colaboram com a receita do município. Precisamos retomar a competitividade de Rondonópolis, pois hoje vemos Primavera, Nova Mutum, Sorriso e Lucas do Rio Verde atraindo indústrias nacionais e internacionais, e é este o nosso desejo para Rondonópolis”, afirmou.
O parlamentar recebeu sugestões e reclamações de comerciantes, de indústrias e da construção civil que estão preocupados com a aprovação do Plano Diretor que não acompanha a realidade já existente no município, o que poderá acarretar a redução da geração de empregos diretos e indiretos. Thiago afirmou que tem dialogado com os vereadores para que as emendas apresentadas, possam ser aprovadas, atendendo as solicitações apresentadas pela sociedade em audiências públicas.
Assessoria